terça-feira, 15 de outubro de 2013

RELÍQUIAS DE LAJES DESCOBERTAS PELO HISTORIADOR LAELSON LOURENÇO

Meu amigo Laelson Lourenço postou em seu Facebook algumas fotos que conseguiu com um colega se do IBGE que morou em Lajes no passado. O acervo é bastante inspirador e até mesmo quem não viveu a época das fotos sente-se com saudades. É curioso vermos que algumas coisas mudaram e outras se mantiveram inalteradas, como a União Caixeiral, a entrada do Instituto Pio X, a casa de Walter Silva, entre outras coisas.

Foto 1: Quadra Manoel Procópio de Moura: Me chama a tenção nessa foto a fachada da União Caixeral que é a mesma atualmente; já as casas da família Salviano ganharam um primeiro andar; também achei interessante o fato de ter duas tabelas de basquete


Foto 2: Rua do Quadro: nessa foto podemos observar duas coisas interessantes: 1 apesar da mudança das fachadas das casas, o formato da rua é o mesmo até hoje e ainda conserva o apelido de Rua do Quadro; 2 assim como há a praça hoje, observamos um espaço no centro da rua que era usado para recreação, um parque de diversões, sua entrada lembra a do Pio X.


Foto 3: "Posto São José (Posto Militão)". Informação de Laelson Lourenço. Me chama a atenção nessa foto, a rural estacionada, no Facebook algumas pessoas perguntam se é a de Vércio, mas talvez alguém da família Militão daquela época saiba.


Foto 4: Rua da Delegacia. Destaque para a casa de Walter Silva, praticamente a mesma fachada atualmente


Foto: 5: Instituto Pio X. Segundo Laélson Lourenço "essa foto é de 1971". Sua entrada não teve alterações a não ser na pintura. A Praça Monsenhor Vicente de Paula ainda não havia sido construída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário