domingo, 26 de janeiro de 2014

TRILHA DE VERÃO COM OS TRILHEIROS DA CAATINGA E EQUIPE DA TV PONTA NEGRA - TÚNEL E CAVERNA DO APERTADO

A trilha que fizemos hoje foi especial para os Trilheiros da Caatinga por contar com um grande número de participantes, ao todo 30 pessoas incluindo os 4 guias, e pelo fato de estar conosco uma equipe da TV Ponta Negra, do Programa Ma+s, convidada por nosso amigo J. Rodrigues para uma matéria especial sobre a trilha. A equipe fez várias tomadas e gravaram todo o percurso entrevistando os guias e nossos amigos que estavam conosco nessa aventura ecológica e histórica. Com boas risadas, ótimas fotos e, sobretudo  paisagens exuberantes!

Exibição na TV – A matéria será exibida dia 02 de Fevereiro no Programa Ma+s, apresentado por Priscila de Souza, da TV Ponta Negra. Já que aqui em Lajes não temos o sinal no momento, vocês podem acompanhar no site: www.tvpontanegra.com.br

Equipe de reportagem: Cinegrafistas J. Rodrigues e Jandson Araújo; Repórteres Flávio Gentil e Klayton Tigre.

Trilheiros da Caatinga / Guias: Leandro Souza, João Augusto, José Eudes e Cícero Lajes.

Roteiro: Túnel da Ferrovia Abandonada Lajes/Caicó, caminhada na mata, e subida na Caverna do Apertado. Ambos na Fazenda Araras que já pertenceu a Tomaz Pereira e Ozildo Pereira.

TúnelHistória e curiosidades: localizado à cerca de 15 km de Lajes mas legalmente no território de Fernando Pedrosa, o túnel de quase 200 m teve sua construção iniciada em 1918. A rodovia foi iniciada em 1909 pela empresa inglesa Great Western, as obras foram abandonadas em 1921 pouco depois de Recanto, entre Lajes e Cerro Corá.

Caverna do Apertado – Curiosidade: localizada próxima à parede do Açude do Apertado, trata-se de uma casa de pedra natural a mais ou menos 10 m acima do solo. Cabe aproximada mente 30 pessoas no local. Meu amigo Tárcio Araújo me falou que Ozildo Pereira afirmou que o local serviu de abrigo para casais apaixonados que fugiam dos pais, ocasião em que as moças perdiam a virgindade e para não ficarem desonradas tinham que casar. 

1 - Informações precisas sobre a trilha e os pontos visitados, além de um alongamento.

2 - Repórter Flávio Gentil entrevistando o guia Leandro Souza
3 - J. Rodrigues e equipe da TV Ponta negra
4 - J. Rodrigues filmando o pessoal

5 - Vamos adentrando o Açude do Apertado, seco devido a grande estiagem de 3 anos

6 - Mais informações na entrada do Túnel

7 - Parte do pessoal dentro do Túnel
8 - saindo do túnel, indo para a Caverna do Apertado

9, 10, 11, 12 e 13 - Caverna do Apertado



Pessoal descendo com instruções de segurança.

Agradecimentos: TV Ponta Negra, Irene Martins, blogs: Lajes do Cabugi, Lajes News, Professor Adomilson, Cabugi Notícia; todos nossos amigo do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário