domingo, 29 de maio de 2016

O LOCAL E A LOCALIDADE - O CRUZEIRO E A COHAB

Há locais dentro de uma localidade que tornam-se símbolos destas em uma relação recíproca de identidade geográfica e cultural e, pertencimento de um ao outro. O Cruzeiro é um local que identifica o bairro da Cohab e vice versa, na medida em que torna-se um ponto de referência devido sua localização em um ponto elevado da cidade e, por se tornar um cartão postal da cidade e do bairro por suas características físicas destacando-o na paisagem. 

O local onde hoje é o Cruzeiro foi escolhido para ser um ponto de atividades religiosas da Igreja Católica do município na década de 90, e até hoje continua com esse propósito, a exemplo disso aconteceu a Via Sacra que teve o ápice da encenação da Paixão de Cristo no referido monumento. Em outras ocasiões já teve vigílias e celebrações de missas campais.

"Aquele cruzeiro foi o marco de uma semana missionária que realizamos, se não me engano, foi por ocasião dos 75 anos da Paróquia. O local escolhido foi pelo fato de ser um local bem elevado, que se destaca na cidade." (Padre Edilson Nobre em resposta ao Blog Cícero Lajes)

O cruzeiro também é um ponto muito visitado pelos moradores vizinhos que aproveitam a vista e o símbolo para fazer fotos, apreciar a paisagem, os garotos que soltam pipa... Sendo ainda um ponto quase obrigatório de equipes jornalísticas e documentaristas que desejam filmar a cidade em panorâmica. No entanto uma prática vem causando danos à paisagem local: a área que já teve um lixão removido, sofre hoje com o costume de algumas pessoas ainda depositarem lixo no entorno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário