segunda-feira, 15 de agosto de 2016

QUEIMADA DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE ZONA RURAL DE LAJES

Desde a tarde do domingo 14, um incêndio de grandes proporções atinge a zona rural de Lajes, nas imediações da Fazenda Ramada e circuvizinhas, que fica entre Lajes e Três de Agosto. Estive hoje no local com Tico Lopes (Sec. Adjunto de Agricultura) e Luquinha (Secretário de Obras e Serviços Urbanos) nos inteirando da situação e buscando providências juntamente com alguns moradores da área.

Como já estamos no período seco e uma abundância de pasto na região, o fogo se alastra com facilidade e tem deixado um grande rastro de destruição. Felizmente não há vítimas humanas nem de animais domesticados, mas os silvestres com certeza morreram muito, a supressão vegetal vem sendo quase que 100 % onde o fogo vem passando. 

Na tarde de hoje dois tratores da Prefeitura de Lajes estiveram em duas frentes fazendo barramento cortando estrada atalhando o fogo. Infelizmente não foi possível cercar todo o fogo devido obstáculos naturais. Acho que o fogo queimará mais dois ou três dias até esbarrar nas estradas e nos barramentos feitos. Felizmente não há casas em risco de ser atingidas pelas chamas, mas sim pela fumaça e os moradores devem ficar atentos.

Ainda falei com o corpo de bombeiros, o qual um dos oficiais me informou que era difícil fazer algo já que são vários focos e numa grande área sem acesso para o caminhão, mas me mandou ir ao local nesta terça e informasse novamente a situação em virtude dos serviços feitos hoje. Diante do exposto solicitei pelo menos o envio de alguém experiente nesse tipo de combate para coordenar as ações.

Gostaria de parabenizar o empenho de Thiago por sua atividade  junto aos seus colegas e na busca de soluções junto ao poder público. 
Nesse ponto notamos que onde o trator passou o fogo não ultrapassou para o outro lado, o cuidado deve ser com o vento que possa levar faíscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário