segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ASSOCIAÇÃO ENCONTRA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA ÁGUA NA COMUNIDADE SALGADINHO

 Lajes é uma das cidades mais secas do RN, o ano de 2016 por exemplo, apesar de ter caído algumas chuvas, foi mais um ano de inverno abaixo da média, todos os açudes do município nos setores Sul, Leste e Oeste estão secos, somente alguns no setor Norte tiveram sorte de terem pego as boas chuvas que caíram entre este setor e Pedra Preta.

Se a água de superfície está escassa, a subterrânea ainda temos em boa quantidade, o problema é chegar nela, ou melhor, fazer com que ela chegue ao agricultor. Há poucos dias a prefeitura, com recursos próprios e também em parceria com o DENOCS, perfurou alguns poços nas comunidades, e alguns já apresentam resultados.

Na Comunidade Salgadinho os associados da AMORCOSAL (Associação dos Moradores da Comunidade Salgadinho, deram um belo exemplo de união, inteligência e vontade de trabalhar. Eles conseguiram um desses poços, então instalaram um cata vento que já tinham e encanaram a água do poço para 11 propriedades. O sistema é facilitado pela geografia do terreno com pouca elevação e graças ao entusiasmo do presidente Luiz e seus companheiros agricultores. 

Eles conseguiram 2000 metros de mangueira com a prefeitura e mais alguns com terceiros, ao todo são 2.500 metros de encanação. Também adquiriram caixas onde acumulam a água e interligaram umas as outras,  por meio das mangueiras, em todas as caixas há boias para evitar desperdícios. Luiz me contou que deram um duro danado, arrancaram o cata vento de um lugar, transportaram, instalaram, mudaram de lugar novamente, fizeram uma palheta que faltava e assim conseguiram fazer a instalação, nisso contaram com a ajuda do técnico Josuel.

A solução não é definitiva, mas é um alento a grande dificuldade em conseguir água, pois o exército fez uma redução no número de família atendidas pelo Programa Carro Pipa, o que deixou muitos agricultores em desespero. Eles agora esperam conseguir outro poço, um reservatório maior para acumular água e assim fazerem plantios de horticultura.

Comentário de Cícero Lajes - Parabéns Luiz e demais agricultores da AMORCOSAL! Os benefícios conseguidos em prol do coletivo devem realmente servir ao coletivo e não ao individual. Fiquei feliz em ver o exemplo e a determinação de vocês, Luiz me falou que muitas vezes ouviu dizerem que o sistema não dava certo, mas ele tinha certeza que dava. Acredito que a cooperação do poder público e de pessoas que têm o desejo de transformar sua realidade, é um dos caminhos para superar as dificuldades, nem devemos deixar o homem do campo desamparados, nem acostumá-lo ao vício do paternalismo político, é mais saudável para ambos o sistema de parceria ao invés do protecionismo. Infelizmente quem tem vontade de fazer esbarra em questões de outras naturezas desanimadoras, mas é assim que vencemos os obstáculos. 
 Na foto acima: Tico Lopes (Secretário Adjunto de Agricultura), Luiz (Presidente da AMORCOSAL), proprietário do lote da foto, e Jane (Secretária de Agricultura e Meio Ambiente).

Na foto abaixo: cabra azul e seu filhote tomam água do sistema na tina.
 Na foto acima: o agricultor Luiz junto de um sistema de acúmulo de água com uma tina e uma caixa; abaixo ele mostra a eficiência da boia.
 Acima: Luiz transfere água da caixa para vasilhames menores que permite que animais de pequeno porte bebam. Ele me falou que uma família de saguis costumam  beber nelas, antes disso o proprietário trazia de casa.

Na foto abaixo: em evidência um plantio de palma ainda novo e ao fundo um pé de manga já beneficiados pela água do sistema.
 Na foto acima: vemos um sisternão de retorno, com uma adaptação no sistema, os agricultores fizeram uma encanação que permite que a água volte para o sisternão caso haja algum problema.

Na foto abaixo: vemos o tanque de mais uma propriedade
 Na foto acima: Luiz mostra a Mara, Tico e Jane, o antigo cacimbão onde o proprietário deste lote retirava a água para os animais,  e era de forma manual, na força do braço.

Na foto abaixo; o cata vento que puxa a água do poço perfurado

Nenhum comentário:

Postar um comentário