quinta-feira, 13 de outubro de 2016

EM LAJES CARRETA DA RECICLANIP FEZ RECOLHIMENTO DE PNEUS

 Na manhã desta quinta 13/10/2016, uma carreta da RECICLANIP esteve em Lajes recolhendo pneus descartados, recolhidos nas borracharias e no meio ambiente, pois algumas pessoas os descartam irregularmente. Os pneus recolhidos em Lajes se somarão ao recolhidos em Feira de Santana com destino à Salvador, estes são usados para vários fins: cobertura asfáltica, combustível para siderúrgicas e fábricas de cimento. A carreta tem capacidade para transportar 30 toneladas, em nossa última contagem tinha: pneus de carreta e caminhão (120), carro de passeio (65), caminhonetes (35), motos (310); além disso hoje foram acrescidos mais duas carradas trazidas por um trator.

Esta ação além de resolver um problema crônico do que fazer com os pneus que geralmente são destinados aos lixões - especialmente nas cidades onde não há vigilância sanitária - também torna-se importante no combate à dengue. É provável que o recolhimento dos pneus seja periódico em virtude de uma lei que obriga os fabricantes a dar destinação aos pneus correta aos pneus usados. 

Esta ação está acontecendo em todo o Brasil, em Lajes foi através de parceria com a Vigilância Sanitária Estadual através da regional de João Câmara pelas pessoas de Cordeiro e Cunha Neto, da Prefeitura Municipal de Lajes através da Vigilância Sanitária local, Endemias, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e, a ACOSC que cedeu o espaço do FOMENTO para o armazenamento dos pneus enquanto aguardávamos a carreta. O problema agora é conseguir um local coberto para armazenar os próximos pois se aproxima o período chuvoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário