quarta-feira, 19 de outubro de 2016

QUEIMADA DE GRANDES PROPORÇÕES NA ZONA RURAL DE LAJES

Um grande incêndio na zona rural de Lajes vem devastando grande área. Informações dão conta que ele começou na tarde desta terça, 18/10/2016, entrando pela noite, parecia ter apagado mas continuou na manhã e tarde desta quarta 19. O foco inicial foi perto de uma torre às margens da BR 304, de lá alastrou-se para a fazenda Barra da Lagoa, lado esquerdo no sentido Lajes/Caiçara, e fez um grande estrago. É a quarte queimada este ano em Lajes, acredito que esta tenha começado acidentalmente talvez por alguma piúba de cigarro jogada por algum motorista no acostamento da BR.

Estive (Cícero) no local com o Secretario Adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Tico Lopes. Infelizmente no primeiro momento as porteiras que davam acesso à fazenda estavam trancadas no cadeado, então através de contato com a Secretária de Educação, Irene Martins, conseguimos falar com o morador da propriedade. Ao meio dia mandamos dois tratores: um da Secretaria de Obras operado por César, e outro da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente operado por Massinha, os quais trabalharam em três frentes cercando o fogo.

Na volta vimos que o trabalho deu certo pois os focos estavam cercados e a tendência era apagar-se na noite desta quarta para quinta 20. O que preocupa é um foco que vem por cima de uma serra e não temos acesso, caso o vento o jogue na direção onde o fogo já passou ele apagará-se, caso contrário, ele seguirá por cima das serras e só indo em loco com uma força tarefa poderemos fazer alguma coisa. Na manhã desta quinta vamos ao local observar o resultado.

Observe abaixo algumas fotos!
 
 
 
 
 
Família de saguis foram observavam atentos o fogo e nossa presença.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário