domingo, 25 de dezembro de 2016

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL E ENTREGA DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO STTR DE LAJES

Na manhã deste sábado, 24/12/2016, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lajes (STTR), fez uma confraternização de Natal e entregou as novas instalações do Sindicato reformado na gestão da Presidenta Maria Nunes.

Foi um dia ímpar na história dos 54 anos de existência do STTR de Lajes, com a presença de vários membros de sua fundação, entre eles: Manoel Fernandes (primeiro Presidente), Diolinda (primeira mulher filiada), Chico Marciano (um dos primeiros filiados), Maria Nunes (primeira mulher Presidenta).

Estiveram presentes várias outras autoridades: o Prefeito Benes Leocádio, o Vice prefeito Marcão, os vereadores José Mendes, Felipe Menezes e Mael Querino, o advogado Dr. Rosenildo e a atual Presidenta do Sindicato Maria Lima. Se fizeram presentes mais de 150 membros.

As comemorações começaram com a abertura simbólica da porta do prédio, inauguração da placa de memória, visita às novas instalações e ainda teve plenária da previsão orçamentária. Um dos momentos mais emocionantes foi a exibição de um documentário produzido por Cauê Fernandes, sobre a história da fundação do STTR até o momento atual. 

No documentário, seu Manoel Fernandes conta que o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Lajes surgiu através do incentivo de Padre Monteiro, de Santana do Matos, e Monsenhor Vicente, de Lajes. Ambos reuniram um grupo de agricultores em 1961 e os incentivaram a buscar seus direitos; o STTR foi então fundado em 10 de fevereiro de 1962, época conturbada para o homem do campo.

Após o documentário, as autoridades presentes fizeram uso da palavra parabenizando aos homens e mulheres do campo e a história do STTR. Seu primeiro Presidente, Manoel Fernandes, de tão emocionado preferiu não fazer discurso e seu filho José Marques Fernandes (Marcão), falou por ele.

O evento terminou com o sorteio de vários sacolões e brindes aos sócios e logo depois foi servido um lanche
Acima: Manoel Fernandes chega e é recepcionado pela abraço carinhoso de Nevolândia Laureano Alves.
Abaixo, Manoel Fernandes encontra-se com um dos companheiros de fundação do Sindicato, seu Francisco Marciano foi um dos primeiros filiados. 
 Acima: Manoel Fernandes e dona Maria Nunes desatam a fita e abrem as portas do prédio.
Abaixo: Francisco marciano, Manoel Fernandes e Maria Nunes inauguram a placa em memória ao STTR.
 Acima: exibição do documentário com a história do STTR.
Abaixo: a plateia observa o discurso das autoridades presentes.
 Acima: Maria Nunes faz seu discurso.
Abaixo quem discursa é Marcão.
 Acima: o bonito discurso da atual presidenta eleita Maria Lima, e a expressão emocionada de Manoel Fernandes.
Abaixo: o discurso do Prefeito Benes, que prometeu ver a possibilidade da doação de ar condicionados para o Auditório Manoel Fernandes.
Acima: a membra da diretoria, Zuelda leva suas palavras ao público presente; quem também falou foi o produtor Wellington Santos que mencionou a conquista da desobstrução do Canal de Lajinha/Gavião. 
Abaixo, algumas das fotos do sorteio dos sacolões e membros
 Abaixo à esquerda, está dona Olindina, primeira mulher filiada ao STTR de Lajes

Nenhum comentário:

Postar um comentário