terça-feira, 20 de dezembro de 2016

IMAGENS DA SECA NO SERTÃO: CEMITÉRIO DE GADO DE LAJINHA

 Uma das cenas mais denunciantes da calamidade provocada pela seca, são as carcaças de animais depositadas em um lugar, ou à beira das inúmeras estradas que cortam esse sertão nordestino. Dessa grande seca cíclica que teve seu momento mais crítico em 2012, período em que todo sertanejo, do pequeno ao grande produtor, perdeu várias cabeças de gado. Em algumas fazendas formaram-se verdadeiros cemitérios de gado, no sertão do Cabugi temos vários exemplos, um em especial é o "Cemitério de Lajinha", que inclusive foi visitado pela comitiva do SENAR com diversos jornalistas que resultou na produção do documentário Retratos da Seca.

Neste domingo, 18/12/2016, aproveitei o dia nublado, peguei minha bicicleta e fui dar uma volta em Lajinha para fazer alguns registros, passando por aquele monte de ossos, impossível não parar para registar. Veja na foto abaixo, o contraste da caatinga ainda seca, os restos de ossos, e ao fundo o céu nublado indicando que o inverno está próximo.
Com os açudes secos, uma das alternativas tem sido a escavação de cacimbas, primeiramente com tratores, mas quando a situação está muito crítica os criadores se reúnem e vão aprofundando com pás, enxadas e chibancas

Nenhum comentário:

Postar um comentário