terça-feira, 25 de julho de 2017

ESCOLA PEDRO II SERÁ REPRESENTADA EM LONDRES

Texto e fotos: Profa. VitóriaPaiva

Estão lembrados de uma historinha que começava assim "Era uma vez uma escola no coração do sertão..."? Bem, hoje venho dar continuidade, com o episódio:

O PALADINO HEROICO DA ESCOLA PEDRO II

Em 2016, na Feira de Ciências organizada pela UFERSA – Mossoró, a Escola Estadual Pedro II – Lajes/RN apresentou vários projetos, dos quais 3 foram premiados, e o projeto A utilização da água dos ar-condicionados da E.E. Pedro II – Lajes/RN, apresentado pelos estudantes: Elba Franciérika R. Martins; Taciliano Augusto Fernandes e Thomas Érik Salvador, orientado pelo professor Marcos Antônio Nunes foi premiado com uma credencial para ir ao LIYSF – (London International Youth Science Forum) um Fórum Científico Juvenil Internacional de Londres, que é organizado pela Universidade Imperial College, em Londres na Inglaterra, e este ano acontecerá sua 59º edição.

Este fórum é o evento mais importante da categoria – que inclui a produção de projetos de iniciação científica por estudantes de escolas públicas de 65 países. O evento dura 15 dias, é composto por inúmeros outros eventos e atividades acadêmicas como, por exemplo: conferências, encontros, complementando as conferências com renomados cientistas internacionais, estão previstas palestras especiais - LECTURES/DEMONSTRATIONS - com eminentes especialistas de diferentes instituições (Universidades de Cambridge, College London, Edinburgh, Glasgow, Nottingham, Oxford, Reeding) tratando de diferentes assuntos de maneira dinâmica e interessante.
Há também uma programação diversificada cobrindo os vários campos da Ciência de maneira que cada participante possa se aprofundar na sua área de interesse. Essa parte da programação é dividida em SPECIALIST LECTURES (duração de duas horas) e SPECIALIST STUDY DAY (duração de nove horas) com diferentes opções para escolha do estudante.

A programação do LIYSF também envolve a vivência nos ambientes reais de pesquisa, tanto nas Universidades como nas Empresas, através de uma série de visitas. Um dia é reservado aos centros de pesquisa do próprio Imperial College, outro a instituições sediadas em Londres, outro para instituições nacionais e empresas (Airbus, Rolls Royce, Sygenta) e um dia é reservado para visita às Universidades de Oxford e Cambridge.

Apesar de receber a credencial, os estudantes e o professor pré-selecionados ainda passam por algumas etapas seletivas dentro das exigências da UFERSA. A primeira é fazer uma redação em Inglês, sobre a importância da feira de ciências. A segunda é a produção de um pequeno vídeo, também em Língua Inglesa, sobre o Projeto a ser exposto na LIYSF e a terceira e última, é participar de uma entrevista em Inglês com a equipe da UFERSA responsável por essa seleção.

Bem, nossos estudantes e o professor Marcos, com o nosso pequeno auxílio, passaram na primeira e na segunda etapas. Na terceira etapa, só o professor Marcos alcançou êxito, apesar de estar, no período da preparação para a entrevista, com o seu pai acamado no hospital Walfredo Gurgel e só receber nossas orientações pelas redes sociais Whatsapp e e-mail. Mesmo assim, estudou com afinco o conteúdo daquilo que acreditávamos que cairia na entrevista, não podendo participar conosco dos ensaios, mas mostrando sua força de vontade, conseguiu essa vitória! 


Anualmente a UFERSA em parceria com a SEEC/RN, com a 8ª DIRED – Angicos/RN, organiza e apoia as feiras de ciências nas escolas publicas estaduais e municipais, por meio do projeto Ciências para Todos no Semiárido Potiguar.

Nossa torcida e nossas orações irão com Marcos a essa viagem bem merecida! Eu vou ficando por aqui, na organização da reta final de mais uma Feira de Ciências da EE Pedro II (FECIPE 2017), onde tudo começou e pode começar para os que aqui ficam!

Avante, Pedro II! 
Boa viagem, Marcos! 
See you later!

Texto e fotos: Profa. VitóriaPaiva

Um comentário:

  1. Ola Cicero, sou eu prof. Marcos, em Londres. Estou usando a conta de um colega, pois esqueci a senha do meu gmail.
    Muito obrigado pela postagem da materia, isto faz a nossa historia mais conhecida, e voce faz parte dela.

    OBS.: O teclado daqui nao usa acentos.

    ResponderExcluir